Pular para o conteúdo principal

Máquinas de cartão terão que aceitar todas as bandeiras até março 2017


Maquininhas
Durante coletiva à imprensa na manhã desta terça, o presidente do BC afirmou que até 24 de março do ano que vem as máquinas de cobrança de cartão das lojas terão que ser compatíveis com todas as bandeiras.

O objetivo é reduzir o custo dos lojistas com aluguel de várias máquinas. "A ideia é abrir o acesso, impedindo a exclusividade", disse Goldfajn. "Beneficia o consumidor, pois reduz o custo do lojista e isso permite uma taxa de desconto", afirmou.

O presidente do BC disse ainda que o governo irá editar uma medida provisória permitindo que o lojista possa oferecer desconto de acordo com o meio de pagamento do cliente (dinheiro, boleto, cartão de débito ou de crédito).

Essa prática não era regularizada até agora, mas boa parte do comércio já a adotava informalmente.

Outra medida anunciada por Goldfajn é que o BC irá aperfeiçoar o cadastro positivo de débito, em que a inclusão do consumidor será automática e caberá a quem não quiser fazer parte pedir a exclusão.

Será criada também uma central de registro de duplicatas, com acesso a todas as partes, para aumentar a segurança das operações de descontos de recebíveis. O objetivo é reduzir o spread bancário.

Veja mais clicando AQUI.